27/09/2010

ProfessarArte

Olá!
Quanto tempo que eu não posto aqui.. Minhas últimas semana foram muito corridas devido a prova que fiz semana passada sobre a transição da Arte Moderna para a Arte Contemporânea. Confesso que a sensação do vazio e do deserto que assolam a arte contemporâna, se fez presente na minha vida durante esses últimos dias. Ainda bem que me senti no deserto mas nunca estive sozinha lá..sempre soube que Jesus esteve ao meu lado e sempre estará.

Bom.vamos ao tema de hoje..rs
Resolvi tirar da minha CAIXADEPENSAR hoje a sensação que tenho experimentado ao dar aulas de arte. Confesso que certas situações como uma turma indisciplinada e hiper desinteressada me fizeram refletir demais sobre o porque eu escolhi ser professora de Artes.
Caros amigos, aprendi com a Arte que existem certas sensações que são melhores explicadas com o auxílio de imagens- muito mais do que o uso de palavras.

Ao visitar a exposição do artista que muito amo chamado Waltércio Caldas, tive uma grande sensação do sublime perante suas obras..e de acordo com essa sensação, resolvo lhe mostrar o motivo do amor que sinto ao ser professora de Artes, com imagens.

Essas fotografias são referentes a uma aula que "dei" na turma de 7 ano/ 6 serie no Educandário Santa Marta. Esta aula envolveu o conhecimento corporal e a forma como o artista americano Keith Haring se expressava na arte.

Arte ligada ao corpo 

Arte que se descobre em conjunto

Mãos que se movem

Mãos que fazem arte

Mãos que são arte

Fruição

Percepção

Produção

Ação

perante ao processo que acompanhei, digo ser Sublime.

 Professor = professa aquilo que acredita
E ainda me pergunto se gosto de professar a arte..
Respondido?



Não há nada mais prazeroso do que a sensação de ter feito um bom trabalho e ter unido vários adolescentes para voltarem um certo tempo para a fruição, a percepção e a produção.


Ps:. Vale a pena seu olhar passar por aqui... espero que realmente valha a pena!


by Mariana Paixão

2 comentários:

Anônimo disse...

maravilhoso!!!
espero que você tenha muito sucesso.Mas sinto falta das suas aulas.
Nada contra a nova professora ,mas você é melhor.

De:Sua antiga aluna da E.N.S.B./6º ano

Espero que você volte.

Mari Paixão disse...

muito obrigada pelo comentário, gatinha!
tb sinto muita falta de vcs. amava dar aulas p vocês!!

beijos enormes p vc e p todos lá.

MAriana Paixão