25/11/2009

Falando um pouquinho de Degas e Renoir

Faz muito tempo que não posto aqui no meu blog!
Primeiramente meu intuito era só colocar meus trabalhos relacionados a pintura, porém devido a falta de tempo..só estou pintando no curso de desenho e pintura onde já estou há 5 anos..rs...tempo demais neh?!
resolvi colocar aqui algumas obras de arte de artistas plásticos que eu gosto muito.





Edgar Degas - Gosto muito dele pois além de pintar quadros com a temática do Ballet (que eu gosto demais), ele faz parte de um dos estilos de arte que eu mais gosto, o Impressionismo.





Renoir- Ele foi o primeiro artista plástico que eu conheci. Na escola aonde eu estudava no ensino fundamental II todo ano recebiamos 3 livros para ler e o último que líamos a gente ganhava de presente.Funcionava assim: cada turma recebia 30 livros, sendo que haviam 3 modelos diferentes (por exemplo, 10 livros A, 10 livros B e 10 livros C. Aonde A, B e C representam os nomes do livro)

Quando eu estava na 7º série,eu recebi um livro contanto a história do Renoir e como ele tinha a capa dura e era liiinnnndooo por fora eu dei um jeito dele ser meu último livro para que eu ficasse com ele. Quando li esse livro, me apaixonei pela história desse artista plástico MARAVILHOSO. Renoir é impressionista e em suas obras ele usa muito a questão da luminosidade. Ele gosta muito de retratar cenas de festas (como podemos ver nessa obra que escolhi dele) e crianças.

Deixo aqui um breve texto que li a respeito dele:
Sem dúvida é um dos artistas mais conhecidos e apreciados. Por que isso? Talvez pela sua maneira de procurar sempre retratar o que é bonito e agradável e deixar os problemas e as coisa feias para o universo do mundo real. Para o seu mundo de artista Renoir levava unicamente o que lhe fazia bem aos olhos e a alma. Por isso é fácil gostar de sua arte: não precisa ser interpretada ou lida de modo intelectualizado e nem confrontada com princípios ou idéias. Sem ser revolucionário e sem radicalizar contra qualquer conceito, Renoir firmou-se por uma aceitação quase universal. A sua idéia não era exatamente retratar a realidade, mas a maneira como essa realidade lhe causava uma impressão no instante dado. Junto com outros, como Monet que era seu principal amigo, criou assim a escola impressionista, em Paris, no final do século XIX. (fonte do texto: www.cyberartes.com.br)

Por enquanto é só isso...depois eu escrevo mais....rs